sábado, 2 de janeiro de 2010

Ai que saudades que tenho da aurora da minha vida!!!

Às vezes penso em me render ao twitter (se é mesmo assim que se escreve), mas só às vezes, quando vejo alguma cena que me traz uma frase ou lembrança que gostaria de compartilhar com mais pessoas.

Aconteceu isso outro dia quando desci do ônibus em Simões Filho e vi um senhor com uma calça social velha, sandália tipo avaiana, chapéu de palha e mastigando um palito de dentes. Aquela cena me lembrou tanto a infância e o interior da minha avó, povoado de pessoas parecidas com ele. Mas me lembrou em especial um senhor amigo de minha avó que todos os dias aparecia na hora do café da manhã, e as manhãs eram todas assim, acordava com o cheiro do café da minha avó e a voz dele contando os causos da cidade, com aquela risada de gente simples e feliz do interior!

Mas essa lembrança me remeteu a muitas outras relacionadas a meus avós: minha avó enchendo meu cabelo de óleo de mamona e me fazendo um monte de tranças na calçada, foi com ela que aprendi a fazer tranças e não sei pq, mas isso foi muito marcante pra mim! Lembro também da mulher que fazia o óleo de mamona e que se sustentava com isso, ela ficou cega por causa do vapor que saia do cozimento da mamona, não sei direito, mas me contaram isso muito tempo depois.

Lembro dos meus bichos de pé (na casa de minha avó tinha um xiqueiro e eu vivia descalça no quintal), e era muito divertido, se juntavam várias crianças e uma vizinha sempre tirava nossos bichos de pé, parece loucura, mas quem vai entender a mente de uma criança? Eu gostava!

O meu avó sempre foi obcecado pela bíblia e em todas as conversas ele incluia (e inclui até hoje) a história de algum santo, e eu achava isso muito engraçado, ah.. e ele nunca deixava a gente comer em pé.. por que era um momento sagrado!

Sem contar as brincadeiras gostosas de interior, que nada têm a ver com jogos de internet, era muito bom.. quero que meus filhos provem disso tanbém, saibam o que é ser criança!!!

Um comentário:

  1. Adorei esse post! Me emocionei, sério mesmo. Embora não tenha vivido as mesmas coisas, vivenciei situações parecidas, brincadeiras divertidas, histórias fabulosas "que nada têm a ver com jogos de internet", o mundo digital e etc... Com certeza eram brincadeiras mais saudáveis, não desvalorizando o avanço tecnológico, não é nostalgia... é saudade mesmo.
    E comentando o post posteior: Tbm tenho vontade de ter um/a filho/a pra poder reviver a infância, mas tenho tanto medo da agressividade com que vem se tornando o mundo - as pessoas -, fico pensando: Ele/a vai poder tocar a campanhia do vizinho e sair correndo? Entrar no quintal da vizinhança pra "roubar" fruta? Andar livremente pelas ruas? Pular amarelinha? Ou vai ter que fazer isso tudo virtualmente, nesses jogos de internet?
    No mais: viva as lembranças!

    ResponderExcluir